quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Relacionamento M:N (ou N:N) - Relacionamento entre Entidades | MER

Ocorre sempre que uma entidade se relacionar com várias tuplas de outra entidade e esta, por sua vez, relacionar-se com várias tuplas daquela entidade.

Esse relacionamento somente é possível na modelagem lógica de dados, uma vez que não se consegue implanta-lo em banco de dados relacionais. Ele será transformado em dois relacionamentos: um para muitos (1:n) e uma Entidade Associativa Atributiva será identificada, caso haja outras informações que devam ser agregadas a esta nova entidade – por exemplo de item de pedido em que se identificam quantidade e preço, ou criada, caso seja a simples união das chaves primárias de ambas as entidades – caso de vários produtos serem fornecidos por vários fornecedores e vice-versa.Esses relacionamentos são facilmente encontrados e normalmente são opcionais em ambas entidades. Existem casos em que há opcionalidade de apenas em uma das duas direções.

Nos exemplos a seguir, cada Música é composta por um ou vários Autores, e cada Autor pode compor uma ou várias Músicas. Cada Produto é fornecido por vários Fornecedores e cada Fornecedor pode fornecer vários Produtos. E, finalmente, cada Aluno é inscrito em uma ou várias Matérias e cada Matéria possui vários Alunos.


Neste exemplo, se uma entidade de um CE está associada a várias outras entidades de outro CE e vice-versa. só pode estar associada a uma única entidade de outro CE e vice-versa, dizemos então que o relacionamento é de cardinalidade N para N ou N:N.








Nenhum comentário:

Postar um comentário