Um sistema de informação é um tipo especializado de sistema e pode ser definido de inúmeros modos. Para nosso propósito, um sistema de informação (SI) é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e fornecem um mecanismo de feedback.
Entrada
Em sistemas de informação, a entrada é a atividade de captar e juntas os dados primários. Ao se produzir cheques de pagamento, por exemplo, as horas trabalhadas de cada empregado devem ser coletadas antes que o cheque de pagamento possa ser calculado ou impresso. A entrada pode tomar muitas formas. E um sistema de informação projetado para produzir cheques de pagamento, por exemplo, os cartões de horas dos empregados poderiam ser a entrada inicial. No sistema telefônico 911, um telefonema recebido seria
considerado uma entrada. A entrada de um determinado sistema de informação de marketing poderia ser uma pesquisa ou respostas de uma entrevista. Note que independentemente do sistema envolvido, o tipo de entrada é determinado pela saída desejada do sistema.
A entrada pode ser um processo manual ou automatizado. Um scanner em uma mercearia que lê códigos de barras e apresenta o item de mercearia e o preço em uma caixa registradora computadorizada é uma forma de entrada computadorizada. Independentemente, para se atingir a saída desejada, a entrada precisa é fundamental.
Processamento
Em sistemas de informação, o processamento envolve a conversão ou transformação dos dados em saídas úteis. O processamento pode envolver cálculos, comparações e tomada de ações alternativas, e armazenagem dos dados para uso futuro.
O processamento ode ser feito manualmente ou com um a assistência de computadores. No aplicativo de folha de pagamento, as horas trabalhadas de cada empregado devem ser convertidas em pagamento líquido. O processamento necessário pode envolver, primeiro, a multiplicação das horas do empregado, para se obter o pagamento bruto. Se horas semanais trabalhadas superam 40 horas, o pagamento de horas extras também pode ser determinado. Por exemplo, taxas federais e estaduais podem ser mantidas ou subtraídas do pagamento bruto; muitos empregados têm seguros de saúde e de vida, planos de poupança e outras
deduções que também devem ser subtraídas do pagamento bruto para se obter o pagamento líquido.
Saída
Em sistemas de informação, a saída envolve a produção de informações úteis, geralmente na forma de documentos, relatórios e dados de transações. As saídas podem incluir cheques de pagamento a empregados, relatórios para gerentes e informações fornecidas a acionistas, bancos, agencias governamentais e outros grupos. Em alguns casos, a saída de um sistema pode se transformar em entrada para outro. Por exemplo: a saída de um sistema que processa pedidos de venda pode ser usada como entrada para controlar outros como entrada de um sistema de faturamento de clientes.
A saída pode ser produzida de várias formas. Para um computador, as impressoras e as configurações de tela são dispositivos de saídas comuns. A saída pode também ser um processo manual envolvendo relatórios e documentos manuscritos.
Feedback
Em sistemas de informação, feedback é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações as atividades de entrada ou processamento. Por exemplo, erros ou problemas podem fazer com que os dados d entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado. No nosso exemplo de uma folha de pagamento. Talvez o número de horas trabalhadas de um empregado tenha entrado no computador como 400 horas, em vez de 40. Felizmente, a maioria dos sistemas de informação checa para dar certeza de que os dados caíram dentro de certas faixas predeterminadas. Para as horas trabalhadas, a faixa poderia ser de 0 a 100 horas, É improvável que um empregado trabalhe mais de 100 horas em uma semana. Neste caso, o sistema de informação determina que 400 horas, é fora do alcance e fornece um feedback, tal como um relatório de erro. O feedback é usado para checar e corrigir a entrada do número de horas trabalhadas para 40. Se não detectado, este erro resultaria em um pagamento líquido muito alto impresso no cheque de pagamento.
O feedback também é importante para os administradores e tomadores de decisão. Por exemplo, uma saída de um sistema de informação poderia indicar que os níveis do estoque para alguns itens estão ficando baixos. Os administradores poderiam usar esta saída para a decisão de pedir mais estoque, fornecendo assim um feedback. Os novos pedidos de estoque então se tornam entradas do sistema.
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