Um dos principais problemas relacionados com bancos de dados é redundância (repetição) de informações. Sempre que houver duas informações, nunca se saberá em qual delas pode confiar.
Imagine que na tabela exemplo alguém altere o nome do CD apenas na linha 2 para “Mais ou Menos”. Qual dos nomes estaria correto? É por isso que devemos criar um banco de dados com um mínimo de redundância, evitando esse problema.
Exatamente para evitar a redundância é que se cria uma série de tabelas no banco de dados, e não apenas uma. Naturalmente isso aumenta a complexidade da operação, mas traz uma enorme vantagem ao evitar a redundância.
Um outro objetivo é a economia de espaço. Quando se admite a redundância, é muito comum ter que repetir nomes, descrições, datas etc. Ao isolarmos essas informações em tabelas distintas e ao relacionarmos as tabelas por um código comum estamos economizando espaço de armazenamento.
No exemplo anterior, identificamos que há diversos dados redundantes: Código do CD, Nome do CD, Nome da Gravadora, preço, autor. Além do mais, a simples repetição desses campos representa um espaço gasto sem necessidade. Podemos separar as informações em mais de uma tabela, armazenando apenas uma vez cada informação distinta e relacionando as tabelas.
Exemplo: podemos criar uma tabela para armazenar os dados dos CDs (Codigo do CD, Nome do CD, Nome da gravadora e preço) e outra para armazenar as Musicas (Número da faixa, Nome, Autor e Tempo). Basta acrescentar o código do CD em Músicas e teríamos uma relação entre Música e CD. Contudo, somente isso não é suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário